Portuguese English French Spanish

O portal serradogeres.com adverte todos os visitantes para o facto das zonas tipicamente destinadas a uso balnear não são dotadas de infra-estruturas de segurança, designadamente: nadadores salvadores ou outra vigilância. Aconselhamos prudência com a irregularidade e profundidade de algumas zonas (albufeira de Rio Caldo) assim como acessos que podem manifestar escorregadios (cascatas e rios afluentes). Tenha em atenção às zonas de desportos aquáticos, ocupadas por motos e barcos. Disfrute da SERRADOGERES com prudência evitando acidentes.

Em caso de emergencia recorde os contatos presente neste site do lado esquerdo nos icons laranja indicadores de "perigo/atenção"

Algumas das designações aqui referidas são de origem popular.

Cascata do Arado - Gerês

A Cascata do Arado é uma queda de água (cascata) fluvial localizada perto da aldeia da Ermida, freguesia de Vilar da Veiga.

 


Esta cascata caracteriza-se por se localizar num curso de água de alta montanha, no rio Arado em que o desnível do terreno é vencido por uma sucessão de cascatas que terminam num lago de águas cristalinas nas proximidades da aldeia da Ermida, localizada a leste das Termas do Gerês.

O caminho para esta cascata faz-se a partir da aldeia da Ermida, por uma estrada florestal rodeada de vegetação abundante até ao cruzamento desta com o entroncamento que vai para o sítio de Pedra Bela. A partir deste local falta cerca de 1,5 km até à ponte sobre o rio Arado. wikipedia

Cascata do Tahiti – Gerês

Agua oriunda do rio Arado, junto à aldeia comunitária da Ermida, freguesia de Vilar da Veiga.



Cascata de Leonte – Portela do Homem – Gerês

Das mais famosas do geres, conhecida pela sua profundiadade e aguas cristalinas.


Cascata da Laja – Gerês

Localiza-se  junto às caldas do Gerês e pode ser alcançada através do trilho da Preguiça.

Cascata das 7 Lagoas – Gerês

Situada no rio que atravessa Cabril, em local de difícil e elevada altitude.

Cascata do Rio Homem

Encontramos a cascata do Rio Homem na viagem entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem que faz fronteira com Espanha.