Portuguese English French Spanish


"S. Bento penetrou até nas coisas mais secretas de Deus. Os Santos, enquanto são uma mesma coisa do Senhor, não ignoram o pensamento do Senhor"

Mariano di Matteo da Roma - Monte Oliveto 

 



 
 

Sitiuado na freguesia de Rio Caldo, o Santuário de São Bento a Porta Aberta é desde há muitos anos, uma referência incontornável d avida do Concelho de Terras de Bouro.

Graças à fé de milhares de devotos de São Bentinho e ao apreço popula de que goza, a visita ao santuário tornou-se um imperativo para qualque minhoto que, smepre desejoso de visitar o Santuário e agradecer os favor do Santo, não olha a sacrifícios, nem a meios, para cumprir as suas promessas. Assim se popularizam, desde as terras mais recônditas, as caminhadas, dos romei(inh)os, nocturnos e diurnos, bem como as romarias de 21 de março, de 11 de Julho e, principalmente, as de 12 e 13 de Agosto em que o religioso e profano se cruzam numa simbiose tão rica e natural.

Hoje, S. Bento d aporta Aberta, conjuntamente com o Gerês, O Parque Nacional e a Via Romana/Geira são pólos de atracção e verdadeiros ex-libris de Terras de Bouro potenciando o desenvolvimento economico da região onde a natureza, o patromónio, o termalismo, a gastronomia e o artesanato se conjugam num produto turístico de excelência.

    

 Depois de fazerem romaria, despedem-se cantando:


"Perdoai, ó S. Bentinho
Que nós vamos p'rá Abadia
Para o ano, cá tornamos
Quando for o vosso dia"


Depois de subirem o monte até ao Formigueiro, apesar do cansaço vão cantando:

"S. Bento, meu S. Bentinho,
Sarai-me a perna quebrada
Que para além do Formigueiro
Eu tenho de ir de Jornada."

Tinham os de cada região um roteiro certo e invariável, e das terras distantes era quase sempre a jornada feita de noite, por causa do calor. Juntavam-se os peregrinos em ranchadas, caminhavam descalços ou de alparcatas, e lá iam alegres e prazenteiros".

 

 Fotos do São Bento:

Vista do parque e albufeira da barragem

 

Igreja, interior lado esquerdo.

Igreja, pintura de teto.

Igreja, interior lado direito

Igreja, vista do inteiror, porta principal.

Igreja, altar.

Igreja, vista de frente.

Igreja vista lateral, traseira.

Igreja, vista lateral traseira, entrada para visitas da imagem de S. Bento.

Vista do lago do S. Bento

 Lago do S. Bento

Mercado do S. Bento, venda de artigos locais, lembranças e produtos alimentares.